Espaço jornalístico dedicado à política e notícias diversas da Grande Natal

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Regulamentação da empresas Juniores no Brasil é aprovada na CCJ do Senado


Proposta de Agripino recebeu votos a favor inclusive de senadores da base governista

O senador José Agripino (RN), líder do Democratas no Senado, articulou e conseguiu a aprovação unânime do projeto de lei de sua autoria que regulamenta as empresas juniores no Brasil. Devido à importância da matéria, especialmente para o desenvolvimento profissional dos jovens universitários, Agripino solicitou inversão de pauta ao presidente da Comissão de Constituição e Justiça (PMDB) do Senado, Vital do Rêgo (PMDB-PB), e teve o apoio dos colegas, inclusive da base governista.

“Agradeço a todos os meus colegas que votaram a favor deste meu projeto. Essa é uma matéria que vai produzir, sem sombra de dúvida, efeito positivo para as universidades brasileiras porque estimula o lado criativo do universitário e o prepara para o mercado de trabalho”, ressaltou Agripino durante a votação da matéria. A proposta segue para a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados.

Conhecidas como associações civis, sem fins lucrativos, constituídas exclusivamente por alunos das mais diversas áreas da graduação de instituições de ensino superior, as empresas juniores possuem como meta estimular o espírito empreendedor e promover o desenvolvimento técnico, acadêmico, pessoal e profissional dos estudantes. Segundo o presidente Confederação Brasileira de Empresas Juniores, a Brasil Júnior, Ryoichi Penna, as empresas juniores cumprem um papel que os cursos de graduação, na sua essência, não fazem por definição: colocar em prática o que aprendem em sala de aula.

“Com a aprovação dessa matéria, nós conseguimos capilarizar a empresa junior, que já está presente no Brasil, e cada vez mais torná-la acessível para que os jovens universitários possam ter a chance de aprender a empreender e, a partir daí, desenvolverem suas carreiras profissionais”, destacou Penna.

A Brasil Junior representa 16 federações do setor e está presente em 15 estados brasileiros e no Distrito Federal. Hoje, no Brasil, existem quase 1,2 mil empresas juniores que realizam mais de dois mil projetos por ano. O Brasil possui atualmente mais de 27 mil universitários.

Conheça o projeto

Segundo o projeto do senador José Agripino, as empresas juniores são associações educacionais, sem fins lucrativos, que devem ser acompanhadas por professores da instituição superior ou profissionais habilitados que supervisionem as atividades. Podem exercer consultoria e assessoria a empresários e empreendedores; promover o desenvolvimento econômico e social da comunidade.

De acordo com a matéria, a renda obtida com os projetos e serviços prestados pelas empresas juniores nos seus respectivos segmentos de atuação deverá ser reinvestida na atividade educacional de associação. “Quando assumi esse meu quarto mandato, deixei claro que lutaria pelo jovem, por seu crescimento e desenvolvimento no mercado de trabalho e é assim que vou conduzir meu trabalho no Senado Federal”, acrescentou.

Foto: Mariana Di Pietro

Nenhum comentário:

Postar um comentário