Espaço jornalístico dedicado à política e notícias diversas da Grande Natal

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Prefeitura de Natal entrega 12 ônibus escolares com tecnologia de acessibilidade



A frota de ônibus escolar da secretaria municipal de Educação (SME) foi reforçada com mais 12 veículos na tarde desta quarta-feira (29). 

Em cerimônia realizada no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (CEMURE), o prefeito Carlos Eduardo fez a entrega simbólica dos automóveis que irão atender aos alunos da rede municipal de ensino, principalmente, aos portadores de necessidades especiais, já que os equipamentos são dotados de toda a tecnologia de acessibilidade. Os 12 ônibus no valor total de R$ 1,8 milhão foram adquiridos com recursos oriundos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e com complemento financeiro da Prefeitura do Natal.

Desse total de veículos, seis são acessíveis com uma área reservada para cadeira de rodas, e os outros seis com duas áreas reservadas para cadeira de rodas. Os ônibus foram fabricados com características especificas para o transporte de estudantes nas zonas urbanas, com comprimento total máximo de 7.000mm, capacidade de carga útil líquida de no mínimo 2.000 Kg, e dotado de elementos específicos que o torna acessível aos estudantes portadores de deficiência ou mobilidade reduzida, (plataforma elevatória veicular e demais equipamentos e mobiliários necessários), e indicado para o uso em vias pavimentadas, devendo comportar até 21 estudantes sentados, com configuração de mobiliário flexível que permita a instalação de um a quatro boxes para acomodação de cadeira de rodas ou cão guia.

Carlos Eduardo destacou a representatividade do momento, pois ele significa a inserção de mais jovens na rede pública municipal de ensino, vez que muitos estudantes portadores de necessidades especiais não frequentam as escola, pois não tem como se deslocar até as unidades de ensino. "Esse problema acabou a partir de hoje. Agora os alunos que possuem algum tipo de deficiência terão uma vida escolar normal como merecem. É um direito deles que essa gestão tem o orgulho de oferecer”

A secretária municipal de Educação, Justina Iva, informou que a rede pública municipal de ensino possui mais de 400 alunos com algum tipo de necessidade especial que recebem toda a atenção necessária das equipes de professores e funcionários em suas escolas de origem. Com a chegada desses 12 ônibus a frota própria da secretaria passa a contar com 16 veículos. Para complementar todo o sistema de transporte dos alunos a SME ainda possui outros 82 ônibus alugados. A expectativa é que esses novos veículos atendam a população nos próximos 20 dias, pois a secretaria ainda aguarda o fim da licitação para a contratação do seguro dos carros, como também a capacitação dos motoristas responsáveis pela condução dos ônibus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário