Espaço jornalístico dedicado à política e notícias diversas da Grande Natal

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Jovens em processo de ressocialização participam de ação na Escola Agrícola de Jundiaí


Unidade Acadêmica da UFRN irá promover cursos profissionalizantes para jovens que cumprem medidas socioeducativas. 

Promover a cidadania, profissionalização e ressocialização de jovens, estes foram os objetivos de uma ação promovida nesta segunda-feira (13) pela Escola Agrícola de Jundiaí, Unidade Acadêmica de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em parceria com a 1° Vara da Infância e Juventude de Natal, Fundação Estadual da Criança e do Adolescente (FUNDAC) e a Coordenadoria do Serviço de Proteção Pessoal ao Adolescente de Natal para 100 jovens que cumprem medidas socioeducativas.

Durante a ação os jovens visitaram as instalações da Instituição onde conheceram o Programa de Cursos Profissionalizantes desenvolvido pela EAJ/UFRN. A atividade foi acompanhada pela Diretora técnica da Fundação Estadual da Criança e do Adolescente- Fundac/RN, Tomázia Izabel de Araújo Fernandes, Coordenadora do Serviço de Proteção Pessoal ao Adolescente em cumprimento de Medida Socioeducativa em Meio aberto de Natal, Bárbara Karoline de Holanda; Coordenador Geral do Programa de Cursos Profissionalizantes da EAJ/UFRN, Professor João Inácio Filho; Diretor da EAJ, Professor Júlio César de Andrade Neto e o Juiz da I Vara de Infância e da Juventude de Natal, José Dantas de Paiva.

Para o Diretor da EAJ, Professor Júlio César de Andrade Neto, é uma satisfação poder firmar uma parceria com a 1° Vara da Infância e da Juventude de Natal, o Estado e os municípios para a promoção de cursos profissionalizantes. “A união entre Escola Agrícola de Jundiaí/UFRN e a 1° Vara da Infância e da Juventude de Natal oportuniza cursos de qualidade que irão facilitar a entrada dos jovens no mercado de trabalho, sua atuação como autônomos ou empreendedores. Como Unidade Acadêmica da UFRN, cumprimos com esta parceria nossa missão em promover a cidadania e difundir o conhecimento".

Segundo o Juiz da 1° Vara da Infância e Juventude de Natal, José Dantas, essa oferta de cursos profissionalizantes através da Escola Agrícola de Jundiaí faz parte do cumprimento da medida socieducativa e reinserção social e familiar que a 1° Vara da Infância e Juventude de Natal procura desenvolver. “Incluir os jovens que cumprem penas socioeducativas através de cursos profissionalizantes é assegurar o direito básico à educação. O desejo por ‘oportunidade’ que eles tanto nos falam agora será atendido, e cada participante terá uma atenção diferenciada no processo”.

A partir de agora, as equipes pedagógicas da Escola Agrícola de Jundiaí/UFRN e da Fundac irão se reunir para identificar a demanda dos cursos que serão ofertados e desenvolver a grade curricular específica para este grupo de jovens. Inicialmente serão atendidos os jovens do município de Natal. A meta é ampliar a oferta para todo o Rio Grande do Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário