Espaço jornalístico dedicado à política e notícias diversas da Grande Natal

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Ciosp móvel usado na Copa do Mundo se instala na 52ª Festa do Boi


Um esquema de 20 câmeras de segurança, com alcance de até três quilômetros, capazes de identificar baixas e altas temperaturas no meio do público. Dezoito computadores, oito homens devidamente treinados, equipados com 20 rádios e uma plataforma de observação de primeiro mundo. É esta estrutura, mesma utilizada na Copa do Mundo de 2014, que está garantindo a segurança da 52ª Festa do Boi, que segue até o próximo dia 18 de outubro no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim.

O Centro Integrado de Comando e Controle Móvel foi instalado no Parque pela Secretaria Estadual de Segurança Pública, depois de uma parceria firmada com a Associação Norte-rio-grandense de Criadores (Anorc). O equipamento, composto de um “trailer” com 18 computadores e mais uma plataforma de observação, conhecido também como um Ciosp móvel, foi o mesmo utilizado em todo o país durante a Copa do Mundo de 2014.

A estrutura foi montada para garantir a segurança das cerca de 500 mil pessoas que deverão passar pela Festa nos oito dias do evento. Segundo o major da Polícia Militar Carlos Macêdo, comandante do Ciosp, a estrutura da Festa do Boi está completamente integrada com o centro de comando no Centro Administrativo. “É um veículo totalmente equipado e preparado para garantir a segurança da população durante a Festa”, enfatiza o major.

O Ciosp móvel conta com uma estrutura de duas carretas – uma que serve como uma espécie de trailer, que abriga 18 computadores, seis câmeras e os oito homens que ficam na observação do circuito, e outra que carrega a plataforma móvel, equipada com 14 câmeras e uma antena capaz de alcançar 15 metros de altura. A plataforma possui quatro computadores e espaço para dois policiais no monitoramento.

Algumas das câmeras são termais, capazes de identificar aumento ou baixa de temperatura entre as pessoas. Uma arma de fogo, se disparada, será rapidamente identificada pelas câmeras pelo aumento da temperatura, se destacando ao ficar na cor branca na tela. Ao mesmo tempo em que se a arma estiver guardada junto ao corpo, será identificada pela baixa temperatura e ficará na cor preta na tela.

Os telões são, inclusive, sensíveis ao toque. Os policiais podem aproximar, ampliar ou direcionar as câmeras apenas tocando na tela. “É uma tecnologia altamente avançada, que nos permite ter uma visualização muito boa e um controle maior de tudo que acontece”, emenda o major Macêdo. A estrutura ainda inclui um canhão de luz com alcance de até um quilômetro, para iluminar pontos que não estejam bem definidos nas câmeras.

Para o primeiro secretário da Anorc, Haroldo Abuana, a parceria firmada entre a associação e a Secretaria de Segurança trouxe mais tranquilidade à Festa do Boi, conhecida por levar multidões até o Parque Aristófanes Fernandes. “Sabendo que estamos contando com um esquema como esse nos dá tranquilidade de saber que estamos preparados para qualquer ocorrência que aconteça”, disse.

Além da segurança privada já contratada pela Anorc e o serviço de inteligência móvel da PM, a Festa do Boi conta com o trabalho de 250 policiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário